PROJETO WEB

PROJETO WEB

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conceitos


Multidisciplinaridade: conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.


Pluridisciplinaridade: é a existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins. É o caso das contribuições mútuas das diferentes "histórias" (da ciência, da arte, da literatura, etc.) ou das relações entre diferentes disciplinas das ciências experimentais. A constituição dos diferentes departamentos do ensino médio é um possível exemplo de pluridisciplinaridade.

Interdisciplinaridade: é a interação de duas ou mais disciplinas  / componentes curriculares na construção do conhecimento. Essas interações podem implicar transferências de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns casos, um novo corpo disciplinar, como, por exemplo, a bioquímica ou a psicolingüística. Podemos encontrar essa concepção nas áreas de ciências sociais e experimentais no ensino médio e na área de conhecimento do meio do ensino fundamental.

Transdisciplinaridade: é o grau máximo de relações entre disciplinas, de modo que chega a ser uma integração global dentro de um sistema totalizador. Esse sistema facilita uma unidade interpretativa, com o objetivo de construir uma ciência que explique a realidade sem fragmentações. Atualmente, trata-se mais de um desejo do que de uma realidade. De alguma maneira, seria o propósito da filosofia. Dentro dessa concepção, e descontando as distâncias, poderíamos situar o papel das áreas de educação infantil, em que uma aproximação global de caráter psicopedagógico determina algumas relações de conteúdos com pretensões integradoras. Esta abordagem visa a unidade do conhecimento, procurando estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos entre, além e através das disciplinas buscando a compreensão da complexidade.


A multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.


Fontes de pesquisa:



SUGESTÕES DE MATERIAL


MICROSOFT LANÇA PRIMEIRO 
ÓCULOS DE HOLOGRAMAS

Foram lançadas duas grandes novidades na tecnologia: o sistema de visão holográfica Windows Holographic; e o primeiro computador holográfico, Microsoft HoloLens.

O novo modelo de óculos e o sistema holográfico permite ao usuário ver em três dimensões (3D) vídeos, arquivos, jogar Minecraft, acessar o Skype e criar produtos. Durante a apresentação, um drone foi mostrado, como exemplo.

O Microsoft HoloLens permite ao usuário ver por meio do óculos - ao contrário do óculos de realidade virtual - som espacial, sensor avançado, unidade de processamento holográfico.


A grande novidade da Microsoft depois do Windows 10 neste lançamento, o novo sistema reproduz aplicativos e vídeos no formato de holográficos. Tudo isso por meio de um óculos desenvolvido para trazer o mundo 3D para sua realidade, possibilitando comunicar, criar e explorar utilizando apenas as mãos e a voz, sem cabos, computadores ou smartphones.


   Windows Holographic                                 

 


Microsoft HoloLens









Disponível em:

http://tecnologia.terra.com.br/microsoft-lanca-primeiro-oculos-de-holograma-e-windows-10,398fe2b290e0b410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Transdisciplinalidade



WEB DESIGN E A SUA FUNÇÃO


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PROJETO WEB - MÓDULO 4




Problema: Como propor novas formas de pensar e articular o design de interação /webdesign dentro de uma abordagem transdisciplinar?




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Conceitos Chaves

Produção colaborativa  sobre os conceitos-chaves encontrados no problema:

1. Design de interação                    
2. Webdesign
3. Abordagem transdisciplinar
4. Bibliografia






1. Design de interação 

Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. Autores e profissionais da área referem-se a este por meio dos acrônimos “iD” ou “IxD” (do inglês, Interaction Design) ou “DxI” (do português, Design de Interação).

O foco da pesquisa e do estudo em Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.






2. Webdesign 


O WebDesign é uma extensão da prática do design gráfico, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web.
O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia, usabilidade, acessibilidade entre outros.
A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.

O trabalho do WebDesign exige um planejamento estratégico, iniciando a partir da realização de um briefing com o cliente que nada mais é do que um questionário, a fim de extrair do cliente as informações necessárias, como público - alvo, objetivos da empresa, produtos e particularidades da instituição para a qual se deseja construir o projeto web.


Depois de recolher todas as informações elabora-se um estudo de caso, sintetizando o que foi extraído do cliente. Com as informações sintetizadas iniciamos o projeto de wireframe neste documento definimos onde cada elemento irá ficar, logomarca, menus, banners, etc. através de um desenho simples com quadros informando o tamanho e posição dos elementos que irão compor a página.
Uma página web é desenvolvida com elementos gráficos, animação e linguagens de marcação, estilos e as páginas mais robustas exigem banco de dados e uma programação mais estruturada. Todos esses elementos devem ser desenvolvidos utilizando sempre as informações colhidas no briefing, publico - alvo, objetivos e missão da empresa.

A missão do desenhista de produtos gráficos web é unir o visual com o funcional.




3. Abordagem transdisciplinar


A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.
A transdisciplinariedade envolve diferentes níveis de percepção da razão que podem levar a um entendimento amplo a respeito de um assunto através não apenas da cooperação entre as diferentes disciplinas e sim da transcendência do conhecimento através de um conhecimento organizador permitindo a elevação do nível de entendimento da realidade, Theophilo (?) mostra que a transdiciplinariedade propõe uma alternância em três níveis da razão sensível, razão experiencial e razão prática.





4. Bibliografia


WikiPédia. WebDesign. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_design. Acesso em 21 jan 2014.
WikiPédia. Design de Interação. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_intera%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 21 jan 2014.
WikiPédia. Transdisciplinariedade. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdisciplinaridade>. Acesso em 21 jan 2014.
THEOPHILO, R. A transdiciplinariedade e a modernidade. Disponível em: http://www.sociologia.org.br/tex/ap40.htm. Acesso em 21 de Janeiro de 2014.