PROJETO WEB

PROJETO WEB

domingo, 8 de março de 2015

Projeto Web - Apresentação


Apresentação do Módulo 4 - Projeto WEB.

Clique em cada Fase para visualizar a página.
                                       
     

                         
              
                                                                                                                                                                                                  
                                                                 
                                                                                                                   
                                                            

           

Exemplos de geolocalização estudadas durante o desenvolvimento do projeto


      

  

     




              

            



SOS CARIOCA


 Aplicativo para chamar táxi pelo celular
TAXIJÁ

sábado, 7 de março de 2015

Projeto Web - Hipótese

Propor um projeto inovador transdisciplinar baseado na holografia, geolocalização e mapa. O projeto seria um guia holográfico turístico capaz de auxiliar um turista como se fosse um guia real ou melhor que este.




sexta-feira, 6 de março de 2015

O Twitter conta com uma função que se chama "Nearby" (por perto). Ao utilizá-la, é possível ver todas as pessoas que estão "tuitando" em regiões realmente próximas a você, sendo capaz de indicar até mesmo qual a distância específica.


FONTE:http://www.tecmundo.com.br/

domingo, 1 de março de 2015

Projeto WEB - Guia Holográfico Turístico - Solução

A aplicação e o Hardware

Será desenvolvido um app que será instalado no celular compatível do usuário.
(Descrever funcionamento técnico do app e hardware)

Comunicação e Interação

A aplicação projetará um holograma e o app será integrado com web services de geolocalização e fornecerá dados sobre localização(...). Este holograma será o guia do usuário, a pessoa deverá dialogar com ele como se realmente fosse um guia turístico presente ali, fornecendo dados históricos, dados atuais dicas de trajeto, cuidados, etc.
O holograma terá Inteligência Artificial e deverá ser capaz de identificar gostos e aptidões de cada usuário e se adaptar a ele.
(Detalhar melhor a comunicação e a Interação)

Marketing do Produto

O nosso produto será apresentado ao usuário através do próprio holograma diretamente para a pessoa e personalizadamente.
(Detalhar Marketing)

Os limites

União diversas áreas, produzindo conhecimento que as permeiam, e juntas produzem um produto inovador que transcende a aplicação básica de cada uma delas.
(O que foi produzido de novo pela união e aproveitamento das diversas áreas ?)



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pessoal aqui vai uns exemplos de aplicativos de geolocalização  para utilização no celular!

Com um celular no bolso e o GPS integrado ligado, não há limites para você. Seja para achar um restaurante italiano próximo de seu trabalho, encontrar uma loja em promoção ou até mesmo pegar mais rapidamente um táxi, os aplicativos que usam geolocalização facilitam nossa vida.

Montei um guia com 10 aplicativos úteis, interessantes e divertidos que você não pode deixar de ter em seu celular. Que os downloads comecem!

Foursquare brasileiro

Se o Foursquare (não precisa de apresentações né?) é considerado um dos pais dos aplicativos que usam geolicalização, quem anda fazendo muito sucesso é sua “versão brasileira”. O Kekanto, que foi totalmente reformulado recentemente e está com visual e funcionalidades bem legais, é um aplicativo que ajuda os usuários a encontrar os melhores lugares em sua cidade.


Com ele, você explora a cidade (restaurantes, bares, cinemas, etc), dá sua opinião e ainda faz amizades. O app, disponível para todas as plataformas de smartphone, também dá aos usuários badges sociais de acordo com a frequencia e diferencial dos lugares que a pessoa visita.

O Kekanto produziu um vídeo bem divertido que mostra como ele funciona.
Além do Brasil, ele também está disponível na Argentina, México e Chile.

SOS Carioca



Você está no Rio de Janeiro, começou a passar mal e não faz ideia onde tem um posto de saúde ou hospital pra te socorrer, o que fazer? Acessar o aplicativo Rio Saúde. Por meio de sua geolocalização e baseado no banco de dados da cidade, o programinha mostra as unidades de saúde mais próximas de você, com endereço e telefone. O aplicativo ainda mostra, de acordo com os dados do SUS, as especialidades e aparelhagens médias presentes em cada local encontrado. Disponível para iPhone.

Cara, cadê meu carro?



Quem nunca esqueceu onde estacionou o carro que atire a primeira pedra. Para você, que como eu, nunca se lembra da vaga no shopping ou até mesmo na rua, há dois aplicativos que guardam o local de sua vaga: com o ParkBuddy (para iPhone) e o MyCarLocator (para Android), ao estacionar o carro você faz uma espécie de checkin e, quando quiser voltar para o carro, o aplicativo mostra exatamente onde você parou!

Hora da pipoca



– Vamos assistir àquele filme que estreou?
– Vamos! Mas em qual cinema podemos ir?

O Cine Mobits é um aplicativo simples que te ajuda na sessão cinema. Por meio de sua geolocalização, ele mostra as salas de cinema próxima a você e os filmes que estão em cartaz. É possível ainda convidar seus amigos para o cinema enviando um SMS, avaliar o filme assistido e compartilhas as informações por Twitter e Facebook. Disponível para iPhone e Android.

Quero novos amigos!



Eu já reclamei, você já reclamou, todos já reclamaram que gostariam de conhecer pessoas novas e interessantes. Para entender seu nível de carência leia o Blog do Solteiro, com Gouveia. Mas para soluciona-la o aplicativo Highlight te dá uma forcinha. Você cadastra seus perfis do Face e Twitter e, a partir de suas preferências nessas redes, o programa emite um alerta sempre que alguém que “combine” com você estiver por perto, baseado em seus gostos pessoais. Quero ver depois você reclamar “ninguém combina comigo!”.

Táaaaaaaaaxiii!

Nada de ficar na rua dando sinal para um táxi parar. É sempre um mico: ou ele já está cheio, ou ele te ignora, ou demora muito para um táxi aparecer. Okey, pessimismos à parte, o aplicativo Taxijá não vai te fazer esperar nas ruas. Disponível inicialmente em São Paulo, o programa conta com 50 taxistas cadastrados na cidade (o objetivo será de 600 motoristas nos próximos 3 meses) e você pode visualizar, em tempo real, onde eles estão. Assim, você verifica qual o táxi mais próximo e entra em contato com ele diretamente para combinar a corrida (há informações de contato de cada taxista).


Além disso, a empresa que desenvolveu o aplicativo também está trabalhando numa plataforma para que o usuário consiga pagar a corrida do táxi usando o próprio smartphone. Demais né! Veja abaixo um vídeo que mostra como o Taxijá funciona:


Atrasinhos de plantão



Eu tenho vários amigos que sempre estão atrasados (não darei nomes para não queimar os leitores do SOS Solteiro). Sempre tenho que ficar ligando e mandando mensagens para saber onde eles estão (enquanto eu já estou no local marcado esperando). O Twist é um app exatamente para esses amigos. Ele estuda seus hábitos e rotinas e, através do GPS do celular, calcula em quanto tempo você vai chegar ao seu destino de acordo com as rotas que você faz. E se rolar algum imprevisto, ele envia uma mensagem para a pessoa que está te esperando e comunica o atraso!

Muitas ofertas



Para quem não tem paciência de ficar batendo pé pela cidade para encontrar as melhores promoções,  Guiato é um aplicativo para os consumistas modernos. Com ele é possível encontrar encartes de ofertas, promoções e horários de funcionamento de diversos estabelecimentos que estão próximos a você. Assim, você encontra vários catálogos online e procura os melhores preços para fazer suas compras.

Instagram Instantâneo!



Nós adoramos Instagram! Seja para tirar foto do por-do-sol ou colocar um lindo filtro naquela bandeja de sushi, ele é um aplicativo viciante. Agora, com o serviço de geolocalização das fotos, você pode acompanhar todas as fotos tiradas em determinado local (só algumas cidades estão disponíveis por enquanto) e postadas no Instagram. Com o Now Jit Su você vê em tempo real todas as fotos postadas naquele momento na cidade que você escolher!

Solteiro sim, sozinho nunca!

Se com o Highlight você consegue novos amigos que combinem com você, há também outros aplicativos mais, digamos, abusados, que te ajudam a conseguir uma paquera ou até mesmo algo casual. O percursor deles foi o Grindr, um aplicativo voltado para gays do sexo masculino, que mostra todos os homens-que-curtem-outros-homens próximos a você.


Mas os heterossexuais não ficaram de fora! Com o sucesso do Grindr, o Blendr logo foi criado para que, assim como os gays, os heteros também investissem na paquera. (infelizmente não achei um aplicativo voltado para lésbicas, prometo contar aqui na coluna se eu encontrar um dia! Ou se souber, me conte).


Fonte: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/10-aplicativos-de-geolocalizacao-muito-uteis-para-seu-celular-techlandia/

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Como fazer geolocalização?





Com a geolocalização é possivel determinar a localização geográfica do visitante de um site. Isto pode, por exemplo, ser útil para quem quer criar um site, pois permite informar o visitante de qual a sua posição, em coordenadas (latitude e longitude), e mostrar num mapa a sua localização atual.

Este site traz algumas dicas sobre: compatibilidade dos browsers, privacidade, usando a API de geolocalização, obter a latitude e a longitude, mostrar a localização num mapa e um exemplo de geolocalização que informa o endereço.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Quanto Custa Viajar?

Mais um bom exemplo de experiência em geolocalização, um portal que nos mostra o custo médio diário de destinos internacionais, calculados através de despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação. 


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Experiências em geolocalização


Já que a experiência de deslocamento urbano está sendo um tema bastante votado em nosso grupo, compartilho algumas propostas colaborativas de geolocalização que tive a oportunidade de conhecer e experimentar no ano passado.


O Arte Fora do Museu é um projeto de mapeamento artístico, onde os usuários podem colaborar enviando fotografias e criando seus próprios roteiros temáticos, os quais permanecem disponíveis para qualquer pessoa que queira utilizar em seus percursos pelas cidades mapeadas. Trata-se de um website, mas ainda assim é um ótimo exemplo para pensarmos propostas inovadoras de geolocalização.
http://arteforadomuseu.com.br/

O Instituto Tomie Ohtake disponibiliza um aplicativo para dispositivos móveis, onde o visitante, ao acessá-lo, pode ouvir informações sobre o instituto, seu acervo e suas exposições. Ao percorrer o espaço de exposição, ele vai se deparando com QRcodes que direcionam a informações específicas sobre a obra observada.
http://www.androidpit.com.br/app/com.Sined.ito4android.main

Room Education é um aplicativo de geolocalização que já apresentei a vocês. Ele foi desenvolvido por ex-alunos da UFSM, e tem como objetivo se tornar um espaço de trocas acadêmicas, localizando espaços culturais, profissionais e produtos de interesse intelectual.
https://www.facebook.com/RoomEducationOfficial/info?tab=page_info

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

OBJETIVOS

ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS DO PROJETO WEB


1 - Compreender a importância do design de interação nas mídias interativas;

2 - Analisar  como o design de interação capacita a troca entre o usuário e um sistema informático através de seus dispositivos;

3 - Construir e desenvolver um projeto transdisciplinar através do Web Design e do Design de Interação, a fim de proporcionar conhecimentos e experiências, superando seus conceitos e atividades típicas; 

4 - Compreender como a transdisciplinaridade pode estimular a criatividade e permitir a inovação em projetos com o uso de novas ferramentas que facilitam os hábitos e rotinas diárias.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conceitos


Multidisciplinaridade: conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.


Pluridisciplinaridade: é a existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins. É o caso das contribuições mútuas das diferentes "histórias" (da ciência, da arte, da literatura, etc.) ou das relações entre diferentes disciplinas das ciências experimentais. A constituição dos diferentes departamentos do ensino médio é um possível exemplo de pluridisciplinaridade.

Interdisciplinaridade: é a interação de duas ou mais disciplinas  / componentes curriculares na construção do conhecimento. Essas interações podem implicar transferências de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns casos, um novo corpo disciplinar, como, por exemplo, a bioquímica ou a psicolingüística. Podemos encontrar essa concepção nas áreas de ciências sociais e experimentais no ensino médio e na área de conhecimento do meio do ensino fundamental.

Transdisciplinaridade: é o grau máximo de relações entre disciplinas, de modo que chega a ser uma integração global dentro de um sistema totalizador. Esse sistema facilita uma unidade interpretativa, com o objetivo de construir uma ciência que explique a realidade sem fragmentações. Atualmente, trata-se mais de um desejo do que de uma realidade. De alguma maneira, seria o propósito da filosofia. Dentro dessa concepção, e descontando as distâncias, poderíamos situar o papel das áreas de educação infantil, em que uma aproximação global de caráter psicopedagógico determina algumas relações de conteúdos com pretensões integradoras. Esta abordagem visa a unidade do conhecimento, procurando estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos entre, além e através das disciplinas buscando a compreensão da complexidade.


A multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.


Fontes de pesquisa:



SUGESTÕES DE MATERIAL


MICROSOFT LANÇA PRIMEIRO 
ÓCULOS DE HOLOGRAMAS

Foram lançadas duas grandes novidades na tecnologia: o sistema de visão holográfica Windows Holographic; e o primeiro computador holográfico, Microsoft HoloLens.

O novo modelo de óculos e o sistema holográfico permite ao usuário ver em três dimensões (3D) vídeos, arquivos, jogar Minecraft, acessar o Skype e criar produtos. Durante a apresentação, um drone foi mostrado, como exemplo.

O Microsoft HoloLens permite ao usuário ver por meio do óculos - ao contrário do óculos de realidade virtual - som espacial, sensor avançado, unidade de processamento holográfico.


A grande novidade da Microsoft depois do Windows 10 neste lançamento, o novo sistema reproduz aplicativos e vídeos no formato de holográficos. Tudo isso por meio de um óculos desenvolvido para trazer o mundo 3D para sua realidade, possibilitando comunicar, criar e explorar utilizando apenas as mãos e a voz, sem cabos, computadores ou smartphones.


   Windows Holographic                                 

 


Microsoft HoloLens









Disponível em:

http://tecnologia.terra.com.br/microsoft-lanca-primeiro-oculos-de-holograma-e-windows-10,398fe2b290e0b410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Transdisciplinalidade



WEB DESIGN E A SUA FUNÇÃO


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PROJETO WEB - MÓDULO 4




Problema: Como propor novas formas de pensar e articular o design de interação /webdesign dentro de uma abordagem transdisciplinar?




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Conceitos Chaves

Produção colaborativa  sobre os conceitos-chaves encontrados no problema:

1. Design de interação                    
2. Webdesign
3. Abordagem transdisciplinar
4. Bibliografia






1. Design de interação 

Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. Autores e profissionais da área referem-se a este por meio dos acrônimos “iD” ou “IxD” (do inglês, Interaction Design) ou “DxI” (do português, Design de Interação).

O foco da pesquisa e do estudo em Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.






2. Webdesign 


O WebDesign é uma extensão da prática do design gráfico, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web.
O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia, usabilidade, acessibilidade entre outros.
A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.

O trabalho do WebDesign exige um planejamento estratégico, iniciando a partir da realização de um briefing com o cliente que nada mais é do que um questionário, a fim de extrair do cliente as informações necessárias, como público - alvo, objetivos da empresa, produtos e particularidades da instituição para a qual se deseja construir o projeto web.


Depois de recolher todas as informações elabora-se um estudo de caso, sintetizando o que foi extraído do cliente. Com as informações sintetizadas iniciamos o projeto de wireframe neste documento definimos onde cada elemento irá ficar, logomarca, menus, banners, etc. através de um desenho simples com quadros informando o tamanho e posição dos elementos que irão compor a página.
Uma página web é desenvolvida com elementos gráficos, animação e linguagens de marcação, estilos e as páginas mais robustas exigem banco de dados e uma programação mais estruturada. Todos esses elementos devem ser desenvolvidos utilizando sempre as informações colhidas no briefing, publico - alvo, objetivos e missão da empresa.

A missão do desenhista de produtos gráficos web é unir o visual com o funcional.




3. Abordagem transdisciplinar


A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.
A transdisciplinariedade envolve diferentes níveis de percepção da razão que podem levar a um entendimento amplo a respeito de um assunto através não apenas da cooperação entre as diferentes disciplinas e sim da transcendência do conhecimento através de um conhecimento organizador permitindo a elevação do nível de entendimento da realidade, Theophilo (?) mostra que a transdiciplinariedade propõe uma alternância em três níveis da razão sensível, razão experiencial e razão prática.





4. Bibliografia


WikiPédia. WebDesign. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_design. Acesso em 21 jan 2014.
WikiPédia. Design de Interação. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_intera%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 21 jan 2014.
WikiPédia. Transdisciplinariedade. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdisciplinaridade>. Acesso em 21 jan 2014.
THEOPHILO, R. A transdiciplinariedade e a modernidade. Disponível em: http://www.sociologia.org.br/tex/ap40.htm. Acesso em 21 de Janeiro de 2014.