A aplicação e o Hardware
Será desenvolvido um app que será instalado no celular compatível do usuário.(Descrever funcionamento técnico do app e hardware)
Comunicação e Interação
A aplicação projetará um holograma e o app será integrado com web services de geolocalização e fornecerá dados sobre localização(...). Este holograma será o guia do usuário, a pessoa deverá dialogar com ele como se realmente fosse um guia turístico presente ali, fornecendo dados históricos, dados atuais dicas de trajeto, cuidados, etc.
O holograma terá Inteligência Artificial e deverá ser capaz de identificar gostos e aptidões de cada usuário e se adaptar a ele.
(Detalhar melhor a comunicação e a Interação)
Marketing do Produto
O nosso produto será apresentado ao usuário através do próprio holograma diretamente para a pessoa e personalizadamente.
(Detalhar Marketing)
Os limites
União diversas áreas, produzindo conhecimento que as permeiam, e juntas produzem um produto inovador que transcende a aplicação básica de cada uma delas.
(O que foi produzido de novo pela união e aproveitamento das diversas áreas ?)
Pronto! Espinha dorsal lançada, vamos deixar esse projeto bem completo pessoal!
ResponderExcluirA aplicação e o Hardware
ResponderExcluirSugestões para construção do aplicativo.
Estrutura
1. Tela de entrada
- Cadastro
- Login
2. Pontos Turísticos
- Listas os pontos turísticos de uma determinada cidade
3. Programação Turística
- Data
- Hora
- Local
4. Busca
Referência
Como criar aplicativos para smartphones sem saber programar
http://bit.ly/1iHbKzR
Comunicação e Interação
Referência
Pesquisadores criam holograma que pode ser tocado; veja o vídeo:
http://bit.ly/1GJCrzF
Marketing do Produto
Definir o composto de marketing: Produto, Preço, Promoção e Praça.
A partir deste detalhamento montar um plano estratégico de comunicação e marketing traçando os objetivos e metas do produto apresentado.
Os limites
Neste primeiro momento vamos construir um produto colaborativo unindo as várias áreas de conhecimento dos diversos participantes. A partir desta estruturação vamos focar em algumas áreas de conhecimento para iniciação do protótipo.
Hardware
ResponderExcluirSmartphone holográfico: o sistema de holografia deverá ir além de apenas uma solução de profundidade 3D (como o Fire Phone da Amazon), o aplicativo deverá utilizar a funcionalidade holográfica para criar o guia virtual que irá interagir com o usuário.
Ainda não temos aparelhos com essa funcionalidade sendo comercializados, mas a Takee (empresa chinesa de smartphones) já está trabalhando em um projeto para a produção de um smartphone com essa funcionalidade. A empresa crioue um vídeo que mostra alguns detalhes interessantes, o aparelho terá sensores de movimento que podem ser utilizados sem tocar no aparelho, algumas especificações técnicas já foram liberadas:
Processador: MediaTek octa-core MT6592T
Tela: 5,5’’ 1080p
Câmeras: traseira – Sony Exmor IMX135 de 13 MP; Frontal – 5 MP
Bateria: 2.500 mAh
Referências:
http://www.tecmundo.com.br/celular/59259-takee-1-conheca-primeiro-smartphone-holografico-mundo.htm
http://www.gforgames.com/gadgets/takee-unveils-worlds-first-holographic-smartphone-44460/
http://www.takee.com.cn/
http://www.tecmundo.com.br/amazon-fire-phone/
Vídeo de apresentação da funcionalidade:
https://www.youtube.com/watch?v=dAJrrQzBs_Y
Marketing
ResponderExcluirNo Marketing, podemos trabalhar também em cima do quesito diferenciação, o nosso produto será o primeiro do gênero no mercado, inclusive ele é dependente de tecnologias que ainda estão em desenvolvimento (holografia em smartphones), são diversas as formas de diferenciação, a nossa foca exclusivamente no produto.
Outro importante aspecto é trabalhar os quatro "Es" do Marketing: Emoção, Experiências, Envolvimento e Exclusividade, nosso projeto tem um enorme potencial para trabalhar os quatro itens com grande sucesso.
Emoção: Usuários vão lidar com uma nova forma de interação com seus smartphones causandos as mais variadas emoções, inclusive novas emoções as quais não podemos prever, com a liberação e testes de protótipos poderemos detalhar mais esse "E".
Experiências: Sem dúvidas temos um projeto inovador, nosso produto tem potencial para elevar o nível de experiência dos usuários com o smartphone, pelas peculiaridades do projeto apresentado teremos ainda que reinventar a forma de como os usuários interagem com aplicativos.
Envolvimento: O projeto tem a possibilidade de causar um forte envolvimento do usuário com o aplicativo simplesmente pelo fato de que ele vai "conversar" com o guia virtual, vai fazer perguntas e obter respostas, como se estivesse a sua frente um guia do mundo real.
Exclusividade: Como já apresentado na quesito diferenciação, trata-se de um produto exclusivo, inesistente no mercado, por ai já temos base do quanto exclusivo é o projeto.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diferencia%C3%A7%C3%A3o_(marketing)
https://palco07.wordpress.com/2010/10/20/os-quatro-es-do-marketing-emocao-experiencias-envolvimento-e-exclusividade/
http://www.soundslikebranding.com/?p=1115
Em relação ao banco de dados que irá manter os dados deste locais, acredito que poderíamos explorar o máximo de possibilidades que tivermos:
ResponderExcluir-Inicialmente para termos uma base de dados inicial poderemos popular os dados dos lugares turísticos com os dados fornecidos pela API do Google Maps, e posteriormente/paralelamente combinarmos com os dados colaborativos fornecidos pelos usuários do sistema, desta forma mantêm o tipo do local de acordo com o perfil das pessoas que ali frequentam sem perder as atualizações oficiais do Google Maps.
Para tratar questões de filtragem teríamos um filtro inicial para não deixar o usuário inserir "lixo" no banco de dados e posteriormente um processamento classificador para fazer as associações de lugares e perfis e outras classificações que forem necessárias. Existem muitos algoritmos de IA que fazem casamento de padrões e podem ajudar muito. E estão prontos, só utilizar.
ResponderExcluirComunicação e Interação
ResponderExcluirApresentação do ambiente/objeto.
A proposta é criar hologramas de apresentações dos pontos turísticos mais visitados, de acordo com o gosto do turista.
Desenvolver imagens 360 graus, recriando as cenas e detalhes dos pontos turísticos, onde será apresentado os hologramas diretamente na tela do aparelho.
Através desta apresentação do ambiente os turistas poderá conhecer os pontos turístico antecipadamente, para saber se é isso mesmo que ele deseja conhecer, evitando assim, frustrações e decepções.
Recursos inovadores
Podemos utilizar as inovações tecnológicas para incentivar o turismo, agregando recursos ao aplicativo como:
Tradutor de cardápio;
Tradutor em voz em diversos idiomas;
contatos da região por categoria: estudante, profissional, religião, esporte;
roteiro turístico, com preço promocional.
Hardware
Para que esse recurso funcione as tecnologias estão sendo desenvolvidas.
Takee 1: o primeiro smartphone holográfico do mundo
A empresa apresentou seu primeiro smartphone, e ele já traz uma novidade pra lá de interessante: deve ser o primeiro aparelho holográfico de sua categoria. Onde o aparelho terá sensores de movimento, com quatro câmeras nos quatro cantos frontais do gadget, que rastreiam o olhar e geram as imagens tridimensionais.
Processador: MediaTek octa-core MT6592T
Tela: 5,5’’ 1080p
Câmeras: traseira – Sony Exmor IMX135 de 13 MP; Frontal – 5 MP
Bateria: 2.500 mAh
Tecnologia
holografia é, basicamente, uma maneira de fazer o registro para apresentar uma imagem em três dimensões pelo uso essencialmente da luz. O conceito foi criado em 1948 por Dennis Gabor e hoje se expande com as mais diversas utilidades e aplicações.
A fotografia apareceu como uma maneira de guardar conteúdos e imagens com a captura da luz. Mas, obviamente, ela não é capaz de uma captura completa e funciona como uma "reprodução chapada" em relação à realidade.
A holografia é justamente uma evolução das fotografias, capaz de capturar tridimensionalmente um objeto e a sua iluminação. Ou seja, se você olhar para um holograma, é quase como se estivesse vendo o objeto real, pois pode vê-lo em três dimensões e os efeitos das luzes sobre ele.
Marketing do Produto - Publicidade holográfica
Criar um conceito incrível e inovador quando se trata em publicidade. Utilizar os hologramas para realizar a publicidade.
Uma publicidade diferenciada chama muito mais atenção. O ideal e projetar imagens holográficas em três dimensões sobre diversos aparelhos, dos lugares escolhidos pelos usuários.
Através de imagens em movimento e que permitem visão de 360 graus para serem observadas perfeitamente, de acordo com a realidade.
http://www.tecmundo.com.br/holografia/4343-holografia-o-3d-ja-esta-com-os-dias-contados-.htm
http://ela.oglobo.globo.com/blogs/milao/posts/2014/09/03/holograma-de-julieta-recebera-turistas-em-sua-casa-em-verona-547298.asp
http://www.nexusvr.com.br/#!Pesquisadores-criam-holograma-que-pode-ser-tocado-veja-v%C3%ADdeo/cqp1/ED46AB6D-90D5-4751-A3FF-41B8382DE5D3
Esse, da Casa de Cora Coralina, traz imagens 3D, narração e mutos elementos para que possamos explorar em nosso projeto.
ResponderExcluirNão deixem de olhar, é muito legal.
http://www.eravirtual.org/cora_br/
É legal mesmo. E que cidade graciosa!
ExcluirPensando imageticamente nosso projeto é que trago esses link's como inspiração, esse último trata-se do Museu do Louvre em Paris num ângulo de 360º.
ResponderExcluirhttp://phototravel360.com/360/paris/piramides/piramides.html
A união das diversas áreas, baseia-se em :
ResponderExcluir- Comunicação - Marketing
- Física - Holografia
- Psicologia - Delinear um perfil de usuário de acordo com suas escolhas, através de uma banco de dados;
- Engenharia da Computação - efetivação da parte técnica, através do banco de dados e criação do aplicativo.
- Urbanismo e Arquitetura
- História
Para definir a personalidade da pessoa,
ResponderExcluirpoderíamos inicialmente durante a instalação do aplicativo, solicitar ao usuário o acesso a dados do seu facebook, com esses dados e com o histórico de pesquisa que o usuário fizer no próprio aplicativo, poderíamos criar um banco de dados - datawarehouse armazenando dados sobre o perfil desse cliente.
Posteriormente utilizando a mineração de dados juntamente com áreas da inteligencia artificial para dar sugestões sobre locais que o usuário gostaria de visitar.
Ao Unir banco de dados - datawarehouse com IA acredito que será possível traçar o perfil desse cliente.