Multidisciplinaridade:
conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer
as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só
nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.
Pluridisciplinaridade:
é a existência de
relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins. É o caso das
contribuições mútuas das diferentes "histórias" (da ciência, da arte,
da literatura, etc.) ou das relações entre diferentes disciplinas das ciências
experimentais. A constituição dos diferentes departamentos do ensino médio é um
possível exemplo de pluridisciplinaridade.
Interdisciplinaridade: é a interação de duas ou
mais disciplinas / componentes curriculares
na construção do conhecimento. Essas interações podem implicar transferências
de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns casos, um novo corpo
disciplinar, como, por exemplo, a bioquímica ou a psicolingüística. Podemos
encontrar essa concepção nas áreas de ciências sociais e experimentais no
ensino médio e na área de conhecimento do meio do ensino fundamental.
Transdisciplinaridade:
é o grau máximo de
relações entre disciplinas, de modo que chega a ser uma integração global dentro
de um sistema totalizador. Esse sistema facilita uma unidade
interpretativa, com o objetivo de construir uma ciência que explique a
realidade sem fragmentações. Atualmente, trata-se mais de um desejo do que de
uma realidade. De alguma maneira, seria o propósito da filosofia. Dentro
dessa concepção, e descontando as distâncias, poderíamos situar o papel
das áreas de educação infantil, em que uma aproximação global de caráter
psicopedagógico determina algumas relações de conteúdos
com pretensões integradoras. Esta abordagem visa a unidade do
conhecimento, procurando estimular uma nova compreensão da realidade
articulando elementos entre, além e através das disciplinas buscando a
compreensão da complexidade.
A multidisciplinaridade, a
pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são
como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.
Fontes de pesquisa:
Para a apresentação pergunto: Quais foram os caminhos até chegar a essas definições? Usaram outros recursos além do blog? Onde estão os outros conceitos-chave explorados no problema?
ResponderExcluirForam realizadas várias discussões utilizando além do blog, aplicativos de mensagem instantanea, tais como o voxer, messenger e whatApp.
ResponderExcluirUtilizamos também o chat do facebook e realizamos várias pesquisas pela internet.
ResponderExcluirRealizamos diversas pesquisas e estudos para elaboramos os conceitos. Também realizamos dialogo para discutir os melhores conceitos. Utilizamos como recursos o blog, facebook, ondrive, whatapp.
ResponderExcluir