PROJETO WEB

PROJETO WEB

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conceitos


Multidisciplinaridade: conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.


Pluridisciplinaridade: é a existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins. É o caso das contribuições mútuas das diferentes "histórias" (da ciência, da arte, da literatura, etc.) ou das relações entre diferentes disciplinas das ciências experimentais. A constituição dos diferentes departamentos do ensino médio é um possível exemplo de pluridisciplinaridade.

Interdisciplinaridade: é a interação de duas ou mais disciplinas  / componentes curriculares na construção do conhecimento. Essas interações podem implicar transferências de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns casos, um novo corpo disciplinar, como, por exemplo, a bioquímica ou a psicolingüística. Podemos encontrar essa concepção nas áreas de ciências sociais e experimentais no ensino médio e na área de conhecimento do meio do ensino fundamental.

Transdisciplinaridade: é o grau máximo de relações entre disciplinas, de modo que chega a ser uma integração global dentro de um sistema totalizador. Esse sistema facilita uma unidade interpretativa, com o objetivo de construir uma ciência que explique a realidade sem fragmentações. Atualmente, trata-se mais de um desejo do que de uma realidade. De alguma maneira, seria o propósito da filosofia. Dentro dessa concepção, e descontando as distâncias, poderíamos situar o papel das áreas de educação infantil, em que uma aproximação global de caráter psicopedagógico determina algumas relações de conteúdos com pretensões integradoras. Esta abordagem visa a unidade do conhecimento, procurando estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos entre, além e através das disciplinas buscando a compreensão da complexidade.


A multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.


Fontes de pesquisa:



4 comentários:

  1. Para a apresentação pergunto: Quais foram os caminhos até chegar a essas definições? Usaram outros recursos além do blog? Onde estão os outros conceitos-chave explorados no problema?

    ResponderExcluir
  2. Foram realizadas várias discussões utilizando além do blog, aplicativos de mensagem instantanea, tais como o voxer, messenger e whatApp.

    ResponderExcluir
  3. Utilizamos também o chat do facebook e realizamos várias pesquisas pela internet.

    ResponderExcluir
  4. Realizamos diversas pesquisas e estudos para elaboramos os conceitos. Também realizamos dialogo para discutir os melhores conceitos. Utilizamos como recursos o blog, facebook, ondrive, whatapp.

    ResponderExcluir