PROJETO WEB

PROJETO WEB

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PROJETO WEB - MÓDULO 4




Problema: Como propor novas formas de pensar e articular o design de interação /webdesign dentro de uma abordagem transdisciplinar?




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Conceitos Chaves

Produção colaborativa  sobre os conceitos-chaves encontrados no problema:

1. Design de interação                    
2. Webdesign
3. Abordagem transdisciplinar
4. Bibliografia






1. Design de interação 

Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. Autores e profissionais da área referem-se a este por meio dos acrônimos “iD” ou “IxD” (do inglês, Interaction Design) ou “DxI” (do português, Design de Interação).

O foco da pesquisa e do estudo em Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.






2. Webdesign 


O WebDesign é uma extensão da prática do design gráfico, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web.
O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia, usabilidade, acessibilidade entre outros.
A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.

O trabalho do WebDesign exige um planejamento estratégico, iniciando a partir da realização de um briefing com o cliente que nada mais é do que um questionário, a fim de extrair do cliente as informações necessárias, como público - alvo, objetivos da empresa, produtos e particularidades da instituição para a qual se deseja construir o projeto web.


Depois de recolher todas as informações elabora-se um estudo de caso, sintetizando o que foi extraído do cliente. Com as informações sintetizadas iniciamos o projeto de wireframe neste documento definimos onde cada elemento irá ficar, logomarca, menus, banners, etc. através de um desenho simples com quadros informando o tamanho e posição dos elementos que irão compor a página.
Uma página web é desenvolvida com elementos gráficos, animação e linguagens de marcação, estilos e as páginas mais robustas exigem banco de dados e uma programação mais estruturada. Todos esses elementos devem ser desenvolvidos utilizando sempre as informações colhidas no briefing, publico - alvo, objetivos e missão da empresa.

A missão do desenhista de produtos gráficos web é unir o visual com o funcional.




3. Abordagem transdisciplinar


A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.
A transdisciplinariedade envolve diferentes níveis de percepção da razão que podem levar a um entendimento amplo a respeito de um assunto através não apenas da cooperação entre as diferentes disciplinas e sim da transcendência do conhecimento através de um conhecimento organizador permitindo a elevação do nível de entendimento da realidade, Theophilo (?) mostra que a transdiciplinariedade propõe uma alternância em três níveis da razão sensível, razão experiencial e razão prática.





4. Bibliografia


WikiPédia. WebDesign. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_design. Acesso em 21 jan 2014.
WikiPédia. Design de Interação. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_intera%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 21 jan 2014.
WikiPédia. Transdisciplinariedade. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdisciplinaridade>. Acesso em 21 jan 2014.
THEOPHILO, R. A transdiciplinariedade e a modernidade. Disponível em: http://www.sociologia.org.br/tex/ap40.htm. Acesso em 21 de Janeiro de 2014.

8 comentários:

  1. Vale ressaltar que o Design de Interação é uma área que vem sendo muito explorada na atualiadade devido ao surgimento de novos dispositivos de interação, podemos citar o exemplo dos games onde temos câmeras acopladas aos consoles e que permitem interação do usuário com o jogo através de gestos, ou ainda o surgimento das Smart TVs que por sua peculiaridade necessitam de um design diferenciado para interação com o usuário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Apple Watch que será lançado também promete uma grande interação, um pequeno botão redondo do lado direito, como um relógio comum. Quando esse botão é apertado o relógio vai para sua tela principal (Home), é possível ainda girar o botão para dar zoom em objetos na tela ou navegar pelos itens de uma lista. Dessa forma, é possível navegar por alguns recursos do relógio sem a necessidade de passar abrir o celular e passar o dedo na tela. O relógio também tem tela sensível ao toque, que também pode ser usado para navegação entre os recursos do acessório.

      Excluir
    2. Ao pensar nesses projetos de webdesign que articulações transdisciplinares vocês podem perceber?

      Excluir
    3. Exemplificando o projeto de SmartTVs acredito existir uma articulação do Comportamentalismo, ramo que estuda o comportamento das pessoas, com a Usabilidade, ramo um estuda a facilidade para se interagir com objetos ou sistemas, tudo para entender como o humano se comporta diante de uma TV que pode acessar a Internet e como o software da TV pode facilitar o uso da mesma, tentando ser o máximo intuitivo possível.

      Excluir
    4. Desenvolver um projeto em sua multidisciplinaridade busca no indivíduo percepções e entendimento nos diversos conhecimentos científicos afim de extrair partes daquele conteúdo para encaixar em determinado objetivo ou conceito. Assim obter o resultado por um caminho trilhado não somente por conceitos técnicos, mais além, abrangendo todas as facetas em que aquele projeto percorreu para chegar no ponto final.

      Excluir
  2. Design de interação é uma área do design voltada para desenvolver produtos interativos, como websites, jogos eletrônicos e softwares.
    O objetivo do Design de Interação é proporcionar interatividade através dos dispositivos interativos, que funcionam também como meios de comunicação. interpessoal.

    ResponderExcluir
  3. Com o surgimento das novas mídias, as formas de comunicação estão sendo modificadas.
    Pense em quantos produtos interativos utilizamos na nossa vida cotidiana? Qual é a sua usabilidade?
    Muitos deles ou a maioria requerem uma interação com o usuário para a realização de suas tarefas porém eles podem não ter sido projetados tendo o usuário em mente, sendo então, projetados apenas para realizar determinadas funções. O Design de Interação consiste em direcionar essa preocupação trazendo alinhando design e usabilidade. Logo, isso significa que os produtos interativos devem ser fáceis, agradáveis e eficazes aos “olhos” do usuário.

    ResponderExcluir
  4. São articulações que envolvem as disciplinas Web Design e Design de Interação e que promovem uma experiência de usuário que não só permeia as diversas disciplinas mas que produzem um nova experiência de usuário não vivenciada. O usuário é levado a experimentar algo que transcede sua experiência comum relacionada às disciplinas.

    ResponderExcluir