PROJETO WEB

PROJETO WEB

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Transdisciplinalidade



11 comentários:

  1. Que tal o grupo buscar exemplos de cada um desses modelos para compreendermos melhor? Vou começar pela interdisciplinaridade, termo bastante utilizado na educação básica. Trago um vídeo sobre um projeto sobre preconceito racial, onde os professores das diferentes disciplinas partem desse tema comum para adaptar os conteúdos condizentes a suas áreas específicas. Não há intenção de superar as disciplinas,mas de partir de um tema geral e pertinente à realidade para atingir diversos objetivos. https://www.youtube.com/watch?v=SyMbByhQpIg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pela (integração) deve-se entender não a unificação dos sistemas existentes em algo único, não a soma ímpar do conhecimento alcançado por várias ciências sobre um objeto de grande interesse para o homem (...) mas a tendência, no processo de inter-relacionamento, a assimilarem-se uma à outra e os próprios métodos e linguagens, para aplicá-los no estudo do seu objeto" (kopnin 1972, p.30)

      Excluir
    2. Um professor de biologia trabalhando questões étnico-raciais e preconceito. Que maravilha o resultado que a interdisciplinaridade é capaz de produzir na educação. Mesmo abordando questões aparentemente distantes do contexto da biologia conseguiu potenciar o ensino da matéria abordada contribuindo com o desenvolvimento de outras tantas. Esse exemplo é muito interessante.

      Excluir
    3. A pluridisciplinaridade, segudo Jantsch, é a justa posição de diverssas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadasde modo a fazerapareceras relações existentes entre eles um tipo de sistema de um só nível e de objetivos múltiplos onde existe cooperaçãomas não coodernação.

      Exemplo do uso da palavra Pluridisciplinaridade:

      Quando desejamos estudar a questão da violência nas escolas, poderiamos trabalhar com conceitos e pesquisas oriundas das areas da Pedagogia, Sociologia, Psicologia, entre outras areas, bem com,contar com a participaçãode colegas especialistas nessas areas do conhecimento.

      Excluir
    4. A pluridisciplinaridade, segudo Jantsch, é a justa posição de diverssas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadasde modo a fazerapareceras relações existentes entre eles um tipo de sistema de um só nível e de objetivos múltiplos onde existe cooperaçãomas não coodernação.

      Exemplo do uso da palavra Pluridisciplinaridade:

      Quando desejamos estudar a questão da violência nas escolas, poderiamos trabalhar com conceitos e pesquisas oriundas das areas da Pedagogia, Sociologia, Psicologia, entre outras areas, bem com,contar com a participaçãode colegas especialistas nessas areas do conhecimento.

      Excluir
    5. Multidisciplinaridade

      Multidisciplinar significa reunir várias disciplinas em busca de um objetivo final.

      É o exame, avaliação e definição de um único objeto sob diversos olhares de diferentes disciplinas. Cada especialista, neste caso, faz suas próprias observações considerando seus saberes, sem estabelecer contato com os saberes diferentes do seu. Não há, neste caso, articulações entre os diferentes pontos de vista acerca do mesmo assunto.

      Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

      Excluir
  2. multidisciplinaridade
    Conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas.
    De acordo com o conceito de multidisciplinaridade, recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Assim, cada matéria contribuiu com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que impede uma relação entre os vários conhecimentos.

    Segundo Piaget, a multidisciplinaridade ocorre quando "a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas". A multidisciplinaridade foi considerada importante para acabar com um ensino extremamente especializado, concentrado em uma única disciplina.

    A origem da multidisciplinaridade encontra-se na idéia de que o conhecimento pode ser dividido em partes (disciplinas), resultado da visão cartesiana e depois cientificista na qual a disciplina é um tipo de saber específico e possui um objeto determinado e reconhecido, bem como conhecimentos e saberes relativos a este objeto e métodos próprios. Constitui-se, então, a partir de uma determinada subdivisão de um domínio específico do conhecimento. A tentativa de estabelecer relações entre as disciplinas é que daria origem à chamada interdisciplinaridade.

    A multidisciplinaridade difere-se da pluridisciplinaridade porque esta, apesar de também considerar um sistema de disciplinas de um só nível, possui disciplinas justapostas situadas geralmente ao mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer as relações existentes entre elas.

    Citação bibliográfica:
    MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Multidisciplinaridade" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=90, visitado em 28/1/2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A multidisciplinaridade, no meu ponto de vista, é bem raro de se ver na educação superior; trabalhamos cada vez mais com o conceito de especialização, você estuda e domina uma área e é sobre ela que poderá discutir e opinar. Será que é isso mesmo ou eu estou vendo tudo isso errado? Se bem que o nosso curso é uma desconstrução disso, muito embora seja uma "especialização".

      Excluir
    2. Na área de informática vejo muito da multidisciplinaridade, uns trabalham com banco de dados, outros com programação, alguns com Design, redes e no final sai um produto que muita gente ajudou a construir, mas nem todos tinham o mesmo conhecimento. Concordo com você Robson, estou vendo muita multidisciplinaridade em nossa especialização!

      Excluir
  3. Neste artigo temos um exemplo de Multidisciplinaridade na prática: A relação entre Educação Física e Matemática e suas colaboração mútuas no desenvolvimento cognitivo de escolares da educação infantil.
    http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6433/4947

    ResponderExcluir
  4. Alguns conceitos:

    Multidisciplinaridade: conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.

    Pluridisciplinaridade: diz respeito ao estudo de um tópico de pesquisa não apenas em uma disciplina, mas em várias ao mesmo tempo.


    Interdisciplinaridade: é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.

    Transdisciplinaridade: é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.

    A multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.

    Fonte: http://odeilde1974.blogspot.com.br/2012/04/conceito-sobre-inter-trans-multi-e.html

    ResponderExcluir